Fimose é uma constrição da abertura do prepúcio de modo que ele não pode ser puxado para trás sobre a ponta do pênis. Essa condição é normal em meninos recém-nascidos, mas com o tempo, a pele que adere à ponta do pênis pode ser retraída à medida que o prepúcio se solta. Aos 17 anos, 99% dos homens serão capazes de retrair completamente o prepúcio. A fimose também pode ocorrer se o prepúcio for forçado para trás antes de estar pronto. Isso pode causar a formação de uma cicatriz fibrosa, o que pode impedir a retração futura do prepúcio.
A parafimose ocorre quando o prepúcio é retraído atrás da coroa (ou coroa) do pênis e não pode retornar à posição não retraída. Isto pode causar aprisionamento do pênis, prejudicando a drenagem do sangue e pode ser grave.
Quais são os sintomas da fimose e da parafimose?
A seguir estão os sintomas mais comuns de fimose e parafimose. No entanto, cada criança pode apresentar sintomas de forma diferente. Os sintomas podem incluir:
Fimose:
- abaulamento do prepúcio durante a micção
- incapacidade de retrair completamente o prepúcio aos 3 anos (em algumas crianças esse processo pode demorar mais)
Parafimose:
- inchaço da ponta do pênis quando o prepúcio é retraído ou puxado para trás
- dor
- incapacidade de puxar o prepúcio para trás sobre a ponta do pênis
- descoloração, vermelho escuro ou azulado da ponta do pênis
Diagnóstico e Tratamentos
Como é diagnosticada a fimose ou parafimose?
Um exame físico cuidadoso realizado pelo médico do seu filho normalmente fornece informações satisfatórias para fazer um diagnóstico.
Como é tratada a fimose ou parafimose?
O tratamento para fimose repetida pode envolver a aplicação de um creme esteróide no prepúcio até três vezes ao dia durante cerca de um mês para afrouxar o anel adesivo. Se a criança apresentar inchaço do prepúcio durante a micção após os 10 anos de idade, uma circuncisão (remoção cirúrgica de todo ou parte do prepúcio) pode ser recomendada.
O tratamento da parafimose pode envolver lubrificar o prepúcio e a ponta do pênis e, em seguida, apertar suavemente a ponta do pênis enquanto puxa o prepúcio para frente. Se isso for ineficaz, pode ser realizada uma pequena incisão para aliviar a tensão. Uma circuncisão de emergência (remoção cirúrgica de todo ou parte do prepúcio) pode ser recomendada.